Os principais fatores de risco para o surgimento das LER/DORT são: organização do trabalho, riscos psicossociais, riscos ambientais, fatores biomecânicos e fatores extra-trabalho (ZILLI, 2002).
Os fatores físicos mais comumente referidos são: o uso de força excessiva, repetição de movimentos e postura inadequada. Os fatores ambientais encontram-se relacionados às temperaturas extremas, aos níveis de ruído, à iluminação inadequada e as vibrações. Os fatores organizacionais dizem respeito sobre como o trabalho é estruturado, supervisionado, mensurado e remunerado. Os fatores psicossociais descrevem os aspectos subjetivos da organização do trabalho e como eles são percebidos pelos trabalhadores e pela hierarquia das empresas (HAGBERG et al, 1995).
A relação entre a causalidade dos DORT é extremamente complexa, visto que geralmente são oriundos do conjunto destes fatores!
Dicas para Previnir as LER/DORT
• Realizar micro pausas (pequenas pausas rápidas) em qualquer atividade que se exerça repetitividade excessiva ou postura inadequada por tempo prolongado. Intervalos breves e freqüentes são mais eficazes para a recuperação do que um período de descanso igual, tomado de uma só vez. Durante essas pausas faça alguns alongamentos para as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa;
• Cuidar para sempre permanecer com uma boa postura, incluindo a adequação do seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade;
• Não realizar força nem pressão exageradas, repetitivas ou freqüentes em sua atividade;
• Aceita-se que as LER/DORT sejam curáveis, principalmente nos primeiros estágios. Portanto, procure ajuda.
Cuide-se!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário