A ginástica laboral além de prevenir uma série de doenças em funcionários que fazem movimentos repetitivos no desenvolvimento do seu trabalho, pode aliviar o estresse, proporcionar aumento da consciência corporal e reeducar o corpo em relação à postura.
Vale lembrar que existem três tipos de exercícios na ginástica laboral: os preparatórios (antes de começar a trabalhar), os compensatórios (no meio do expediente) e os de relaxamento (no final do dia). Todos mesclam os mesmos movimentos com intensidades diferentes.
O tempo para realizar os exercícios é curto, apenas dez minutos, mas segundo o médico fisiologista Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp, eles são suficientes para causar bons efeitos. "Além de prevenir as lesões causadas por esforços repetitivos, essa ginástica é uma porta de entrada para que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de exercitar-se", complementa.
Outra vantagem desse tipo de exercício, de acordo com o fisiologista Paulo Zogaib, do hospital Sírio Libanês, é que quem trabalha em escritório o dia inteiro costuma ter uma concentração muscular acentuada. "O alongamento promovido por esse tipo de exercício faz o músculo relaxar e voltar ao normal. Essa postura de contração é que gera os processos inflamatórios. Sem esse tipo de exercício, o problema torna-se crônico", esclarece.
Fonte: Folha on-line
Aproveite os 10 minutos da Ginástica Laboral, para dar uma pausa na jornada de trabalho, garantindo assim uma recuperação fisiológica do corpo e consequentemente maior disposição e produtividade ao longo do dia!
Saiba Mais acessando:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/fazer-pausas-trabalho-tao-importante