sábado, 14 de agosto de 2010

Postura no Ambiente de Trabalho

São vários os tipos de trabalho que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo e que podem acarretar problemas posturais. Os dentistas, os digitadores, pintores,caixas, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho. Dr. Bosi lembra que, na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc...) para prevenir defeitos posturais. Assim, qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas.


Programas específicos começam a ser adotados por empresas para garantir a saúde do empregado e, conseqüentemente, a produtividade. Um deles á a Ergonomia, um conjunto de ações que envolvem o homem e o meio em que trabalha, para que possa obter conforto, segurança e eficiência. Somado ao plano de atitudes, entra a ginástica laboral e exercícios aplicados aos funcionários durante dez minutos, com finalidade terapêutica, prevenindo lesões e melhorando o bem-estar.

A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.

 DICAS DE BOA POSTURA:
- De 3 em 3h de trabalho contínuo, faça pausas de 10 minutos e alongue-se!
-Sentado, evite cruzar as pernas ou mante-las no apoio (pé)  da cadeira, vc estará prejudicando o retorno venoso e adquirindo varizes!!
-Em pé, evite descarregar o peso do corpo apenas em uma perna, reveze!

Nenhum comentário:

Postar um comentário